Imagem capa - Seu Home Office por Sarah Vieira Vitorino

Seu Home Office

Trabalhar em Home Office está cada vez mais comum em diversas profissões. Esse formato pode garantir melhor qualidade de vida, produtividade e economia de tempo e recursos para o profissional. Atente-se as nossas dicas para ter um espaço de trabalho confortável e produtivo!


Ergonomia | Imprescindível! No trabalho, esse estudo objetiva o bem-estar frente a males causados pela jornada de trabalho, como dores nas pernas, na coluna e problemas visuais. Para evitar alguns desses problemas: ajuste sua cadeira em uma altura que permita que seus pés sempre estejam apoiados firmemente no chão ou em um descanso para pés, posicione seu antebraço em posição paralela ao chão na hora de digitar e coloque o monitor de maneira que seus olhos consigam ver toda a tela sem necessidade de inclinar a cabeça. Para quem trabalha com notebook, o ideal é o uso de suporte regulável e um teclado adicional.


Luz natural | A luz do sol te ajuda a ficar mais desperto e disposto. Ela evita alterações de metabolismo, garante funcionamento imunológico adequado e diminui as chances de obesidade, depressão e transtornos do sono. Por isso lembre-se sempre de abrir a janela e persiana pelas manhãs.


Luz Artificial | A luz natural é muito boa, mas provavelmente não será suficiente na parte da tarde/noite, ou em dias nublados. Além da iluminação geral acrescente uma luminária de mesa, elas proporcionam maior conforto visual para as atividades e um clima agradável. Dê preferência para luz branca, ideal para ambientes de trabalho.


Organização | Providencie móveis adequados as suas necessidades, escrivaninha, gaveteiros, estantes e/ou prateleiras. Trabalhar com uma pilha de papéis espalhados sobre a mesa e não encontrar aquilo que precisa, pode ser frustrante e nada produtivo.


Personalidade | Fotos e objetos que goste e tenha significado para você fazem com que se sinta acolhido e motivado para um dia de desafios. Não exagere na quantidade, pode cansar visualmente e atrapalhar a dinâmica do dia a dia.


Plantas | Além dos benefícios mais conhecidos como: aumento da umidade do ar e filtragem do mesmo; estudos indicam que as plantas são capazes de influenciar positivamente nosso humor, aumentar a produtividade e reduzir o stress no ambiente de trabalho, acalmando os usuários. Demais não é mesmo?


Cantinho do descanso | Trabalhar por muito tempo sem intervalos é prejudicial à saúde e à própria produtividade. As pausas são necessárias para readquirir a concentração do início do expediente. Na hora de descansar, prepare um cantinho confortável, pode ser uma poltrona estofada ou um banco com um futon bem macio.

Que tal agora dar aquela conferida no que pode ser melhorado no seu home office?