Imagem capa - Cores e Sensações por Sarah Vieira Vitorino

Cores e Sensações

Você sabe quais são as cores ideais para o seu ambiente? Tudo depende da sensação que deseja transmitir. Por exemplo, que cor você utilizaria para ter um quarto relaxante e que propicie o descanso? Vamos falar um pouquinho de cada cor e as sensações que elas transmitem.

Branco: Sugere pureza, luminosidade frescor e calma; aliado a outras cores proporciona harmonia.

Amarelo: Cor quente, traz sensação de calor, estimula, ilumina. Está associada ao poder e otimismo. Eleva o ânimo e a nossa capacidade de realização. Interessante utilizar em home office.

Laranja: Cor quente, com as mesmas propriedades do amarelo, porém em um grau mais elevado. Proporciona vitalidade, dinamismo, eleva o ânimo e reduz a depressão. Pode ser empregada em locais de trabalho e estudo. Também estimula o apetite, por isso são muito utilizadas por restaurantes.

Vermelho: Cor quente, excitante, traz confiança, ânimo, força de vontade e agilidade para tomarmos iniciativas; estimula as emoções e produz nervosismo, inibe o medo e as preocupações. É uma cor estimulante e dinâmica, por isso deve ser usada com cautela. Uma boa opção é o uso desta cor em tapetes e passadeiras, ou em pequenos detalhes. Já o vermelho escuro causa impressão de seriedade, autoridade e respeito.

Verde: Ponto de equilíbrio entre claro e escuro, calor e frio. É uma cor reservada e repousante. Simboliza o bem-estar, a saúde, frescor, esperança, segurança, equilíbrio, juventude, tranquilidade e suavidade. Gera sensações agradáveis, e aceita facilmente composições com outras cores. Lembrou-se das plantas? Sempre ajudam a compor os ambientes, não é mesmo!?

Azul: Cor fria, em tom claro, transmite frescor, repouso e higiene; está ligado a produtividade e Sucesso. Funciona bem em quartos e ambientes corporativos. Já em tom escuro, simboliza poder.

Violeta: Cor fria, estimula nosso lado psíquico e espiritual, lucidez e equilíbrio nas atitudes. Ligado à ideia de saudade, melancolia, misticismo e espiritualidade. Funciona bem em ambientes de relaxamento.

Marrom: Simboliza resistência e vigor. É uma boa cor para ambientes onde aconteçam atividades que exijam concentração, como bibliotecas e escritórios. Transmite sensação de sobriedade, conservadorismo e conforto.

Além de usar as cores na pintura das paredes, elementos como almofadas, adornos, quadros e papel de parede são uma ótima opção para colorir o ambiente de forma mais sutil.

FOTO: Pantone Matching System |https://www.pantone.com/the-pantone-matching-system