Imagem capa - Aconchego no Lar por Sarah Vieira Vitorino

Aconchego no Lar

Quer uma casa aconchegante? Aí vão algumas dicas simples que fazem toda diferença!

Cores | As cores suaves dão maior uniformidade visual e acalmam. Branco, off-white, cinza e bege são ótimas opções. Cores mais fortes são indicadas para complementos e adornos.

Almofadas | Utilize uma quantidade que não ocupe muito espaço no sofá, mas que sirva para complementar o conforto. Escolher cores e estampas que harmonizem com o ambiente é fundamental.

Mantas | Para os dias frios, coloque uma manta sobre a poltrona, cadeira ou sofá, permitindo que as pessoas se aconcheguem.

Tapetes | Reforçam a sensação de conforto. Um bom truque é escolhê-los na mesma cor que a cortina, valorizando a unidade do espaço. A opção por peças de pelos longos é perfeita para quem deseja sensação de acolhimento. Quanto mais macio, com fios longos e naturais, maior será a sensação de conforto.

Madeira | A presença da madeira contribui para que os ambientes fiquem mais aquecidos e acolhedores. Seja na mobília, painéis, piso ou paredes.

Plantas | São ótimas para dar vivacidade ao ambiente e proporcionar conforto térmico ao espaço. Se você mora em apartamento, uma pequena horta na cozinha ou varanda traz charme e frescor natural ao ambiente.

Iluminação | A iluminação natural pode ser trabalhada a partir do uso de persianas e cortinas com tecidos mais leves que deixam a luz de fora entrar. O resultado são espaços mais arejados, acolhedores e bem iluminados. Quanto a iluminação artificial, a luz indireta é a protagonista; invista em arandelas, abajures e dimerização.

Peças com história | Valorizar peças com história e boas memórias é o grande segredo para um lar acolhedor. Um objeto resgatado da infância, aquele crochê feito a mão pela avó, uma lembrança trazida da viagem de lua de mel; peças que combinem com você e com sua família. Porém uma dica, cuidado com os excessos.

Velas | Acender algumas na sala de estar é uma ótima ideia para aromatizar o ambiente, deixar o cenário mais romântico e acolhedor.

Para finalizar, não se prenda a um estilo de decoração especifico. Sua casa deve contar a sua história, cada detalhe deve ter a sua personalidade. Arte, acessórios, livros, e até mesmo as flores que escolher para decorar, é uma forma de compartilhar suas opiniões e estilo de vida! Criar um lar aconchegante é construir uma casa que reflita quem são os seus moradores. Que tal colocar algumas dicas em prática hoje mesmo!?

FOTO: Freepik | https://br.freepik.com