Imagem capa - Os Pets e a Casa por Sarah Vieira Vitorino

Os Pets e a Casa

Xixi no tapete, patas na parede, cachepot de planta revirado ou o sofá desfiado. Quem nunca teve uma surpresinha ao chegar em casa depois de um longo dia de trabalho? Todos nós, não é mesmo!? Felizmente nos amamos muito esses pequenos e cada vez mais eles se tornam parte da família. Por isso devemos pensar nas escolhas e adaptações que podemos fazer para tornar nossa casa mais prática e adequada aos pets. Siga nossas dicas e evite grandes contratempos!


Parede | As paredes devem ser pintadas com tinta lavável. Essa dica é indispensável, só assim você conseguirá limpar as patinhas indesejadas na parede sem danificar a pintura. O segredo é simples, água morna e detergente neutro, use pano de limpeza semi-descartável de cor branca. Além disso, é bom escolher uma cor de tinta que camufle as manchas e riscos que não saírem na limpeza. Um tom de cinza ou bege bem clarinho já é mais prático que a cor branca.


Piso | Prefira pisos que sejam mais fáceis de limpar como os laminados, de pedra ou cerâmica. Esses materiais são mais frescos nos dias quentes, deixando seus pets mais confortáveis no verão. Evite carpetes e tacos de madeira.


Tapete | É prudente optar por modelos mais escuros e estampados, para evitar que precisem ser lavados com frequência. As patinhas sujas simplesmente de poeira são um problema para tapetes lisos de cor clara.


Sofá e Poltrona | Prefira tecidos como lona, brim, suede e sarja. Evite aqueles que grudam pelos ou desfiam facilmente. Para os tutores mais práticos, vale a pena citar o uso de capas impermeáveis no dia a dia, assim, conserva-se o móvel com eficiência e ao receber as visitas é só retirar! As mantas jogadas sobre o sofá também são uma alternativa para aquele pet que já tem seu cantinho predileto do móvel.


Cortina | Cortinas de tecido podem ser substituídas por persianas rolô, romana; ou caso não queira abrir mão do tecido, vale a pena investir em tecidos mais resistentes e de fácil lavagem, como lona de algodão, brim ou sarja.


Adorno e Plantas| Os adornos mais frágeis devem ficar fora do alcance dos pets mais agitados e desastrados. Os cachepots com plantas podem ficar sobre um banquinho ou suporte próprio para vaso de planta, dessa forma o pet não irá mexer na terra. Em alguns casos usar pedras ou cascas de pinus sobre a terra já faz com que o animal perca o interesse pelo cachepot.


Cantinho | Seja a caminha para o cão se acomodar com tranquilidade ou prateleiras em diferentes alturas para os gatos se distraírem e observarem o ambiente, o importante é destinarmos uma pequena área atrativa para eles na casa. Dessa forma, você diminui a chance de escolherem seus próprios cantinhos.


Tem mais dicas para quem ama os pets mas não abre mão de uma casa impecável? Deixe nos comentários!


FOTO: Via https://www.leroymerlin.com.br/…/animal-de-estimacao-em-cas…