Imagem capa - Iluminação de Cozinha por Sarah Vieira Vitorino

Iluminação de Cozinha

A iluminação da sua cozinha é satisfatória? Na hora de executar tarefas minuciosas como; lavar verduras ou preparar uma carne, é muito importante que a iluminação esteja adequada. Abaixo algumas dicas de como acertar na iluminação deste ambiente!

Iluminação Natural | Sempre a melhor! Por isso utilize cortinas somente se necessário, de fácil acionamento, para que de dia possam ficar o mais recolhidas possíveis. Com as janelas livres, além da luz natural, também garantimos ventilação, que para cozinha é fundamental!

Cor da Luz | A cor da Luz deve ser branca. Sua temperatura é a partir de 5000 K, podendo chegar até 6500 K. Essa temperatura de cor exprime a aparência da luz, em uma escala simples pode ir do amarelo (menor temperatura Kelvin) a uma luz branco-azulada (maior temperatura Kelvin).

Iluminação Indireta | São as sancas e rasgos feitos no forro de gesso onde embutimos lâmpadas tubulares ou fitas de Led. Substituem as luminárias de embutir com sofisticação e modernidade, mas atenção é indicado que exista uma iluminação direta sobre a bancada de pia para complementar.

Iluminação de Foco | Mais conhecidos como spots, podem ser usados no forro de gesso ou embutidos nos armários suspensos acima da pia (área de trabalho).

Fitas de LED | Fitas de Led são ideais para iluminação contínua de prateleiras e armários. Além de serem extremamente decorativas, quando instaladas na parte de baixo dos armários suspensos sobre a bancada de pia auxiliam no preparo e manuseio dos alimentos.

Pendentes | Um pendente direcionado sobre a mesa (quando a cozinha é ampla e apresenta área de copa) ou vários sobre a bancada americana destaca os elementos essenciais desse ambiente. É importante lembrar que além de poeira, teremos gordura neste espaço, por isso escolher modelos que sejam mais fáceis de limpar é essencial para praticidade do dia a dia.

FOTO: Sean McEvoy via https://www.hgtv.com/